Início Popular Pesquisa de opinião pública no estado do Paraná aponta Bolsorano em primeiro...

Pesquisa de opinião pública no estado do Paraná aponta Bolsorano em primeiro lugar com 31,1% na situação eleitoral para presidente espontânea. Lula vem em segundo com 17,5%.

METODOLOGIA

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Estado do Paraná, com o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Executivo Federal e avaliação da administração Federal.

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Paraná. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 65 municípios entre os dias 12 a 16 de junho de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas. Tal amostra representativa do Estado do Paraná atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,5% para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 10 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22. A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.

Confira abaixo a pesquisa com os detalhes sobre os resultados apurados:

Mídia_PR – Federal

Clique para acessar o Midia_PR-Federal.pdf

Fonte: Paraná Pesquisas – Especialista em Opinião Pública / De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-09457/2022 para o cargo de Presidente./ Foto capa: Reprodução/Internet